terça-feira, 27 de maio de 2008

Os planetas gigantes gasosos têm matéria sólida?


Júpiter e Saturno são conhecidos por serem gigantes gasosos. Isso significa, literalmente, que sua composição é dominada por gases, mais especificamente Hidrogênio e Hélio. Segundo a astrônoma Thaisa Storchi Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esses elementos químicos estão na fase gasosa nas camadas mais externas e na forma líquida em sua atmosfera mais interna.
Em Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, a relação entre Hidrogênio e Hélio na atmosfera é, aproximadamente, 86% e 14%, respectivamente. Já em saturno, o segundo maior e conhecido por seus anéis, os valores mudam para cerca de 90% de Hidrogênio, 5% de Hélio e 5% de outros elementos. Mas com um volume de gases tão grande, é possível afirmar que exista matéria sólida nesses planetas?
Segundo Thaisa, sim. "Estima-se que, dentro de um raio de aproximadamente 20% do raio total de cada planeta, exista rocha, cuja composição é dominada pelos elementos químicos Ferro e Níquel", explicou. Os planetas Urano e Netuno, apesar de serem conhecidos por sua composição formada predominantemente por rochas e gelo, também têm uma parte considerável de gases em sua atmosfera.

Nenhum comentário: